Carta de Serviços - Tecnologias Educacionais

Carta de serviços >> Tecnologias Educacionais

 

Compete à Coordenação Regional de Tecnologias Educacionais

 

CRTE Pedagógica e Técnica

  • prestar suporte à manutenção, instalação de equipamentos, redes de computadores e internet, tanto no NRE quanto nas escolas estaduais a ele jurisdicionadas;
  • assessorar os profissionais do NRE em eventos internos e externos através de suporte a equipamentos de informática, multimídia e acesso a internet, além de orientação ao uso adequado desses equipamentos;
  • realizar levantamento referente às condições dos equipamentos/materiais de tecnologia da informação disponíveis, tanto no NRE quanto nas escolas estaduais, bem como orientar seus gestores quanto ao zelo e utilização destes;
  • auxiliar na entrega e distribuição de equipamentos de tecnologia enviados pela SEED/DTI às escolas estaduais e ao NRE;
  • apoiar o uso das tecnologias educacionais a partir do planejamento estabelecido pela SEED/DTI;
  • acompanhar in-loco todas as escolas de nosso NRE, através de visita técnica realizando trabalhos como verificação de funcionamento de rede lógica (parte física), acesso à internet e rede wi-fi disponíveis nas escolas, instalação de softwares educacionais, configuração de equipamentos de informática e audiovisuais e ainda pequenos reparos (troca de cabos e terminais, substituição de equipamentos como Switches e APs;
  • monitorar rede corporativa e, quando necessário, atender através de acesso remoto, todas as escolas estaduais de nossa jurisdição, realizando instalação de softwares, atualizações e configurações diversas nos equipamentos de informática;
  • realizar, quando necessário, aberturas de chamado via Work-Flow à Seed/DTI, ou aplicativo de mensagens junto à Celepar para solucionar problemas na rede de internet das escolas estaduais ou do NRE;
  • participar em reuniões periódicas planejadas pela Seed/DTI para recebimentos de orientações e esclarecimento de dúvidas surgidas tanto nas escolas quanto no setor;
  • acompanhar processos referentes a execução e/ou ampliação de infraestrutura de rede lógica nas escolas para instalação de equipamentos de informática e outros que necessitem ser conectados na internet fornecida pela Seed/DTI;
  • acionar garantia de equipamentos quando estes estão dentro do prazo, bem como fazer laudos de equipamentos fora da garantia, quando necessário;
  • auxiliar servidores (estaduais) quanto ao uso de e-mails corporativos, recuperação de senhas e acesso às plataformas educacionais;
  • viabilizar e colaborar com as ações advindas da Seed/DTI e seus departamentos no apoio ao uso das tecnologias educacionais;
  • trabalhar sempre em sintonia com as políticas e demandas da Seed/DTI;
  • orientar e assessorar os profissionais da educação, das escolas estaduais jurisdicionadas ao nosso NRE, dando suporte ao uso de recursos tecnológicos relacionados às práticas pedagógicas;
  • disseminar aos profissionais da educação da rede pública estadual do Paraná, o uso pedagógico de soluções tecnológicas disponibilizadas pela Seed/DTI;
  • auxiliar servidores das escolas e do NRE quanto ao uso de e-mails corporativos, recuperação de senhas, acessos a plataformas, acesso a apps do governo e demais sistemas utilizados pela Seed, como Google Classroom, Chamada por
  • Reconhecimento Facial, App de correção da Prova Paraná, Ponto On-line;
  • acompanhar e assessorar as atividades inerentes à Robótica Educacional nas instituições de ensino estaduais jurisdicionadas ao nosso NRE conforme Res. Nº 5.324/23. Ato administrativo que institui as competências e atribuições ou de designação: apreciar e Acompanhar, Resolução 1336/2004 e Instrução 04/2004 - Seed: trata da criação das 32 Coordenações Regionais de Tecnologias na Educação - CRTE;
  • apreciar e Acompanhar, Res Nº 5.324/23 - institui as atividades de robótica - Apreciar e Acompanhar, Lei 13.709/2018 - A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, é que controla a privacidade e o uso/tratamento de dados pessoais;
  • documentos ou requisitos necessários para solicitação de serviços - Solicitação de visita técnica para manutenção na rede ou atualização de equipamentos: enviar ofício ou e-mail (institucional) ao NRE/CRTE, que fará o agendamento da visita, caso não seja possível solucionar remotamente;
  • redefinição de senhas, conta de e-mail, solicitação de suporte para acesso a apps do governo e demais sistemas utilizados pela Seed, como Google Classroom, Chamada por Reconhecimento Facial, App de correção da Prova Paraná, Ponto On-line: enviar email (institucional) ao NRE/CRTE, mensagem via whatsapp corporativo ou contato por telefone fixo do setor, informando os dados necessários de acordo com o tipo de solicitação, como nome completo, número de cpf, rg, telefone de contato, data de nascimento e e-mail, Código Geral De Matrícula (CGM) do servidor ou aluno a ser atendido, descrição detalhada para ser direcionado ao setor competente dentro da Seed/DTI;
  • atendimentos às escolas quanto a queda de sinal de internet: solicitar à escola para entrar em contato com o Setor (NRE/CRTE) fornecendo detalhamentos sobre o problema e equipamentos relacionados;
  • o setor após a confirmação do não fornecimento de sinal realizará abertura de chamado ao órgão responsável (Celepar) que tomará as medidas cabíveis para normalização e restabelecimento do fornecimento de internet;
  • atendimentos relacionados à manutenção e/ou atualização de equipamentos de informática, em garantia ou fora dela: solicitar à escola para que sejam enviados os equipamentos que necessitam de reparos para o NRE/CRTE, que analisa o problema apresentado, se o equipamento ainda estiver na garantia e o tipo de problema se enquadrar na mesma, é realizada a abertura de chamado de garantia, caso o equipamento não tenha mais garantia a manutenção é realizada no próprio CRTE, tais como nos casos de restauração, formatação e configuração do sistema.

 

 


 De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h
(43) 3520-5138 - Ramal:5140 
Av. Minas Gerais, n.º 435, Centro - Cornélio Procópio