Carta de Serviços - Etapas, Tipos de Oferta e Parte Diversificada

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Compete aos Colégios Cívico-Militares:

  • conhecer o programa Cívico-Militar, legislações vigentes que regulamentam o programa CCM no Estado do Paraná, Regimento Escolar, PPP, Ementa da Unidade Curricular de Cidadania e Civismo e Manual do aluno;
  • participar ativamente de reuniões de alinhamento com CCM/Seed;
  • responder as informações solicitadas e manter os dados compartilhados com a Seed sempre atualizados, cumprindo prazos estabelecidos;
  • participar de formações da Seed;
  • acompanhar, organizar e alinhar os eventos e formações referentes para Diretor, Equipe Pedagógica e Militares;
  • informar via e-protocolo quanto à movimentação e desligamento dos militares;
  • acompanhar os editais de contratação dos MEIVs.
  • distribuir as vagas existentes aos militares nos NREs;
  • protocolar e digitalizar documentos de forma clara, nítida e concisa;
  • responder SIGO/Protocolos junto ao setor responsável no NRE de forma produtiva, informando as ações realizadas pelo NRE de forma concisa e objetiva;
  • acompanhar o desenvolvimento de programas e projetos direcionados aos docentes da unidade Curricular de Cidadania e Civismo, orientando a Equipe Pedagógica quanto aos alinhamentos com os docentes;
  • articular ações dos Militares em relação à unidade curricular e aos projetos do Ministério Público e TRE, Parlamento Jovem, Educação Fiscal;
  • acompanhar a contagem, distribuição e redistribuição dos uniformes dos estudantes;
  • manter agenda semanal de reuniões das instituições atualizadas para o acompanhamento da Coordenação CCM/SEED.
  • realizar visitas semanais nas instituições (presencial ou via meet) sempre com os Diretores-Gerais, Militares e Equipe Pedagógica pré validada pelo coordenador do NRE;
  • preencher e manter a pasta de relatórios das visitas semanais em dia, sendo estes acompanhados pela SEED CCM;
  • organizar e alinhar ações com a coordenação pedagógica do NRE e Chefia sempre que necessário;
  • analisar os dados do B.I. do seu NRE, identificando as instituições que são pontos de atenção nos índices de frequência;
  • caso tenha baixa frequência,identificar a causa e ação a ser efetivada;
  • acompanhar o acesso às plataformas, o agendamento e se este está acontecendo, dentro da normativa da Mantenedora;
  • alinhar com Tutores e Embaixadores as ações e se possível as visitas juntas aos CCM;
  • organizar ações e estratégias de boas práticas a serem sugeridas para os CCM para auxiliar nos pontos de atenção detectados;
  • repassar e organizar Encontros Formativos às Equipes Gestoras e ou Docentes da unidade Curricular de Cidadania e Civismo no núcleo;
  • organizar eventos e boas práticas das CCM no núcleo;
  • manter grupo de whats com militares e diretores-gerais atualizados para comunicativa efetiva;
  • verificar se as reuniões de alinhamento entre direção-geral e militares acontecem efetivamente e semanalmente.
  • ter acesso às agendas compartilhadas das escolas e suas equipes (Diretor, Equipe Pedagógica e Militares);
  • envolver os militares nas ações sempre;
  • iniciar reunião com as pendências da semana anterior, pontos de atenção e superação;
  • planejamento das novas ações e próximas visitas;
  • estabelecer prazo para devolutiva dos pontos negativos observados;
  • acompanhar o relatório das observações em sala de aula, se estão ocorrendo, de qual forma e quem faz;
  • acompanhar a articulação entre militares e a Unidade Curricular de Cidadania e Civismo está ocorrendo de qual forma. Caso não esteja ocorrendo de forma satisfatória, quais ações serão efetivadas pela equipe pedagógica;
  • identificar se a formatura está acontecendo, dentro da normativa da mantenedora;
  • identificar se a certificação trimestral está acontecendo, dentro da normativa da mantenedora;
  • acompanhar como está a participação dos estudantes como Chefe e Subchefe em sala;
  • acompanhar os pontos de atenção de curto e médio prazo e estabelecer prazos para resolução, alinhando com a Tutora Pedagógica;
  • acompanhar as questões sobre as normas, condutas e apresentação pessoal dos estudantes;
  • acompanhar o uso do aplicativo CMPR Cívico-militar Paraná e registro de fatos observados;
  • acompanhar as ações pedagógicas estão sendo efetivadas a fim de melhorar os índices de fatos observados negativos e os índices de fatos observados positivos estão subindo;
  • acompanhar a apresentação à comunidade e registro de atas do Manual do Colégios Cívico-Militares;
  • acompanhar o uso do aplicativo CCM pelos militares, passando orientações quanto ao uso e criação de workflows para correção de dados de contas e/ou suprimentos;
  • acompanhar as faltas dos militares junto à direção-geral e organização do suprimento feito pela direção-geral;
  • incentivar e auxiliar a instituição nos momentos de certificação, valorizando o envolvimento da comunidade escolar, gerenciando um evento bonito e bem organizado.

 

 

Competência da Educação em Direitos Humanos:

  • implantar uma aprendizagem que desenvolve o respeito às diferenças, as habilidades socioemocionais e os valores éticos fundamentais para a convivência em sociedade;
  • dar suporte às escolas para promover a prevenção das violências;
  • SERP (Sistema Educacional da Rede de Proteção);
  • apoiar as instituições de ensino e equipamentos da Rede de Proteção quanto ao uso do SERP;
  • fortalecer o trabalho com as Redes de Proteção e dar suporte aos assistentes de município para esse acompanhamento das Redes;
  • desenvolver estratégias para o combate ao abandono e evasão escolar.

 

Competência da Educação em Tempo Integral:

  • compete buscar ampliar as oportunidades educacionais que visam desenvolver as potencialidades humanas, rompendo com a fragmentação de conteúdos, articulando e integrando conhecimentos, de forma a tornar a escola em um lugar para a prática de
    investigação, de experiências pedagógicas e de aprendizagem significativa, tanto para os estudantes como para os professores com objetivo da Educação em Tempo Integral é ampliar tempos, espaços escolares e oportunidades de aprendizagem, contemplando, por meio de um currículo integrado, uma nova organização pedagógica do tempo escolar, que visa garantir a formação integral dos estudantes.
  • atuar perante todas as ações técnicas e pedagógicas das escolas com Educação em Tempo Integral do NRE: acolhimento na escola; agendas execução; acompanhar e orientar os indicadores: IAMEI. Super BI, frequência na escola, resultados das avaliações externas; acompanha e orienta quanto ao desenvolvimento das unidades curriculares (PD e PFO);
  • fomentar ações protagonistas, conselho participativo, líderes de turmas, conselho de líderes / práticas educativas;
  • realizar momentos formativos com a Equipe Gestora e professores da ETI.

 


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