Carta de Serviços - Etapas, Tipos de Oferta e Parte Diversificada
Carta de serviços - Pedagógico > > Etapas, Tipos de Oferta e Parte Diversificada
Compete aos Colégios Cívico-Militares:
- conhecer o programa Cívico-Militar, legislações vigentes que regulamentam o programa CCM no Estado do Paraná, Regimento Escolar, PPP, Ementa da Unidade Curricular de Cidadania e Civismo e Manual do aluno;
- participar ativamente de reuniões de alinhamento com CCM/Seed;
- responder as informações solicitadas e manter os dados compartilhados com a Seed sempre atualizados, cumprindo prazos estabelecidos;
- participar de formações da Seed;
- acompanhar, organizar e alinhar os eventos e formações referentes para Diretor, Equipe Pedagógica e Militares;
- informar via e-protocolo quanto à movimentação e desligamento dos militares;
- acompanhar os editais de contratação dos MEIVs.
- distribuir as vagas existentes aos militares nos NREs;
- protocolar e digitalizar documentos de forma clara, nítida e concisa;
- responder SIGO/Protocolos junto ao setor responsável no NRE de forma produtiva, informando as ações realizadas pelo NRE de forma concisa e objetiva;
- acompanhar o desenvolvimento de programas e projetos direcionados aos docentes da unidade Curricular de Cidadania e Civismo, orientando a Equipe Pedagógica quanto aos alinhamentos com os docentes;
- articular ações dos Militares em relação à unidade curricular e aos projetos do Ministério Público e TRE, Parlamento Jovem, Educação Fiscal;
- acompanhar a contagem, distribuição e redistribuição dos uniformes dos estudantes;
- manter agenda semanal de reuniões das instituições atualizadas para o acompanhamento da Coordenação CCM/SEED.
- realizar visitas semanais nas instituições (presencial ou via meet) sempre com os Diretores-Gerais, Militares e Equipe Pedagógica pré validada pelo coordenador do NRE;
- preencher e manter a pasta de relatórios das visitas semanais em dia, sendo estes acompanhados pela SEED CCM;
- organizar e alinhar ações com a coordenação pedagógica do NRE e Chefia sempre que necessário;
- analisar os dados do B.I. do seu NRE, identificando as instituições que são pontos de atenção nos índices de frequência;
- caso tenha baixa frequência,identificar a causa e ação a ser efetivada;
- acompanhar o acesso às plataformas, o agendamento e se este está acontecendo, dentro da normativa da Mantenedora;
- alinhar com Tutores e Embaixadores as ações e se possível as visitas juntas aos CCM;
- organizar ações e estratégias de boas práticas a serem sugeridas para os CCM para auxiliar nos pontos de atenção detectados;
- repassar e organizar Encontros Formativos às Equipes Gestoras e ou Docentes da unidade Curricular de Cidadania e Civismo no núcleo;
- organizar eventos e boas práticas das CCM no núcleo;
- manter grupo de whats com militares e diretores-gerais atualizados para comunicativa efetiva;
- verificar se as reuniões de alinhamento entre direção-geral e militares acontecem efetivamente e semanalmente.
- ter acesso às agendas compartilhadas das escolas e suas equipes (Diretor, Equipe Pedagógica e Militares);
- envolver os militares nas ações sempre;
- iniciar reunião com as pendências da semana anterior, pontos de atenção e superação;
- planejamento das novas ações e próximas visitas;
- estabelecer prazo para devolutiva dos pontos negativos observados;
- acompanhar o relatório das observações em sala de aula, se estão ocorrendo, de qual forma e quem faz;
- acompanhar a articulação entre militares e a Unidade Curricular de Cidadania e Civismo está ocorrendo de qual forma. Caso não esteja ocorrendo de forma satisfatória, quais ações serão efetivadas pela equipe pedagógica;
- identificar se a formatura está acontecendo, dentro da normativa da mantenedora;
- identificar se a certificação trimestral está acontecendo, dentro da normativa da mantenedora;
- acompanhar como está a participação dos estudantes como Chefe e Subchefe em sala;
- acompanhar os pontos de atenção de curto e médio prazo e estabelecer prazos para resolução, alinhando com a Tutora Pedagógica;
- acompanhar as questões sobre as normas, condutas e apresentação pessoal dos estudantes;
- acompanhar o uso do aplicativo CMPR Cívico-militar Paraná e registro de fatos observados;
- acompanhar as ações pedagógicas estão sendo efetivadas a fim de melhorar os índices de fatos observados negativos e os índices de fatos observados positivos estão subindo;
- acompanhar a apresentação à comunidade e registro de atas do Manual do Colégios Cívico-Militares;
- acompanhar o uso do aplicativo CCM pelos militares, passando orientações quanto ao uso e criação de workflows para correção de dados de contas e/ou suprimentos;
- acompanhar as faltas dos militares junto à direção-geral e organização do suprimento feito pela direção-geral;
- incentivar e auxiliar a instituição nos momentos de certificação, valorizando o envolvimento da comunidade escolar, gerenciando um evento bonito e bem organizado.
Competência da Educação em Direitos Humanos:
- implantar uma aprendizagem que desenvolve o respeito às diferenças, as habilidades socioemocionais e os valores éticos fundamentais para a convivência em sociedade;
- dar suporte às escolas para promover a prevenção das violências;
- SERP (Sistema Educacional da Rede de Proteção);
- apoiar as instituições de ensino e equipamentos da Rede de Proteção quanto ao uso do SERP;
- fortalecer o trabalho com as Redes de Proteção e dar suporte aos assistentes de município para esse acompanhamento das Redes;
- desenvolver estratégias para o combate ao abandono e evasão escolar.
Competência da Educação em Tempo Integral:
- compete buscar ampliar as oportunidades educacionais que visam desenvolver as potencialidades humanas, rompendo com a fragmentação de conteúdos, articulando e integrando conhecimentos, de forma a tornar a escola em um lugar para a prática de
investigação, de experiências pedagógicas e de aprendizagem significativa, tanto para os estudantes como para os professores com objetivo da Educação em Tempo Integral é ampliar tempos, espaços escolares e oportunidades de aprendizagem, contemplando, por meio de um currículo integrado, uma nova organização pedagógica do tempo escolar, que visa garantir a formação integral dos estudantes. - atuar perante todas as ações técnicas e pedagógicas das escolas com Educação em Tempo Integral do NRE: acolhimento na escola; agendas execução; acompanhar e orientar os indicadores: IAMEI. Super BI, frequência na escola, resultados das avaliações externas; acompanha e orienta quanto ao desenvolvimento das unidades curriculares (PD e PFO);
- fomentar ações protagonistas, conselho participativo, líderes de turmas, conselho de líderes / práticas educativas;
- realizar momentos formativos com a Equipe Gestora e professores da ETI.
De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h
(43) 3520-5149 - Ramal: 5142
Av. Minas Gerais, n.º 435, Centro - Cornélio Procópio


