Carta de Serviços - Pedagógico

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Compete ao Setor Pedagógico

  • contatar continuamente com o SENAR e Sindicatos Regionais Patronais para receber orientações e informações;
  • contatar com as Secretarias Municipais de Educação para divulgação e orientação do programa;
  • solicitar materiais impressos para as escolas estaduais jurisdicionadas ao NRE CPP pelo sistema SENAR PR;
  • organizar a entrega dos materiais via sistema online aos Assistentes de Município para entrega às escolas;
  • receber e utilizar os materiais das escolas estaduais do município de Cornélio Procópio e providenciar a retiradas no NRE;
  • orientar as secretarias Municipais através de grupo de whatsapp e através de reuniões e outras que se apresentarem.
  • organizar o cronograma de escolas, as rotas, acompanhar as webconferências do DAP, fazer a retomada dos temas abordados durante a semana e acompanhar a elaboração do planejamento de acompanhamento pedagógico pelos tutores, bem como sua
  • implementação;
  • desenvolver integralmente o tutor dentro dos princípios e estratégias da tutoria, organizar momentos adequados para a formação dos tutores (reuniões de acompanhamento pedagógico, feedbacks, oficinas, troca de experiências, outros) e desenvolver a autonomia dos mesmos, permitindo-lhes a assimilação de novas habilidades e o aprimoramento de suas competências;
  • estruturar uma agenda semanal de trabalho para si e sua equipe, e considerar as possibilidades de tempos, espaços e prioridades da tutoria pedagógica, de maneira a integrar as equipes, organizar as rotinas e otimizar os recursos disponíveis;
  • planejar um acompanhamento semanal de tutoria, fazer a observação de acordo com a rubrica e o feedback formativo do tutor de maneira a oportunizar a reflexão e a autoavaliação, promovendo seu desenvolvimento;
  • desenvolver parceria e relação de confiança entre a equipe de tutores/técnicos, de maneira que, tanto o compartilhamento de responsabilidades como o envolvimento da equipe nos processo de trabalho ocorrem integralmente e resultam no desenvolvimento de novas lideranças, alinhadas com os princípios da tutoria pedagógica;
  • fazer proposições pedagógicas em relação ao trabalho da escola;
  • conhecer, interpretar e correlacionar os indicadores educacionais do NRE com a tutoria pedagógica, estabelecer estratégias de melhoria e monitoramento;
  • propor estratégias de engajamento aos tutores, cuidando do desenvolvimento coletivo e individual;
  • estruturar um Plano de Ação para a Tutoria com base na análise de contexto do NRE, estabelecendo objetivos e metas claras, bem como responsáveis e prazos pré-definidos;
  • realizar, semanalmente, a leitura de relatórios das escolas prioritárias e/ou dos tutores considerados pontos de atenção;
  • ler os relatórios dos demais tutores estabelecendo um rodízio que permita a leitura de um relatório de cada tutor;
  • promover paralelos com as reuniões de tutorias observadas e compartilhar encaminhamentos junto a todos os tutores, realizando o feedback;
  • divulgar o Programa Agrinho às Escolas Estaduais e Secretarias Municipais;
  • incentivar as Secretarias municipais à participação de suas escolas no Programa;
  • estabelecer parceria com sindicatos Patronais na organização e condução de cursos AGRINHO;
  • desenvolver a escuta ativa e questionamentos propositivos junto aos tutores/técnicos, mantendo um diálogo assertivo, aprimorando o processo formativo;
  • analisar semanalmente o BI Formadores em Ação, evidenciando o número de professores/pedagogos formadores e cursistas por componente curricular;
  • realizar reuniões semanais e/ou quinzenais com o tutor/técnico de formação (Grupo de Estudos Formadores em Ação, do Diretor Formador e do Estágio Probatório) para interação sobre o desenvolvimento do trabalho, do horário de realização das meets e dos feedbacks;
  • acompanhar e apoiar todos os técnicos do NRE para o desenvolvimento pedagógico;
  • dar suporte nas reuniões de alinhamento com a Chefia do NRE, Assistente de Chefia, Assessora Pedagógica e Coordenadores de Setores do NRE.

 

Compete ao Núcleo de Cooperação Pedagógica com os Municípios - NCPM:

  • seguir as orientações recebidas do Núcleo de Cooperação Pedagógica com os Municípios/SEED-PR;
  • promover a cooperação pedagógica com os dezenove municípios do NRE Cornélio Procópio, por meio do suporte pedagógico às Secretarias Municipais de Educação, para o desenvolvimento, e monitoramento do regime de colaboração entre a Seed e os municípios, por meio de iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade da educação paranaense;
  • prestar assistência técnica pedagógica aos municípios para o monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação;
  • tutoriar professores G.E (grupo de estudos) Formadores em Ação Municípios, conforme distribuição do NCPM/SEED;
  • acompanhar a implementação de políticas educacionais para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, articulando as ações entre Núcleo de Cooperação Pedagógica com os Municípios/Seed, Núcleo Regional de Educação – NRE, e municípios do NRE Cornélio Procópio (Secretarias Municipais de Educação que compõem o NRE Cornélio Procópio).

 

Competências das Etapas, Tipos de Oferta e Parte Diversificada:

 

 

Documentos ou requisitos necessários para solicitação de serviços:

  • via e-protocolo

Prazo para atendimento da solicitação:

  • Até 07(sete) dias corridos após a solicitação, conforme determinação da legislação vigente.

 


 De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h
(43) 3520-5153 
Av. Minas Gerais, n.º 435, Centro - Cornélio Procópio