Carta de Serviços - Modalidades

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Competências das Modalidades:

Educação do Campo

  • ofertar educação de qualidade aos sujeitos do campo, no lugar onde vivem, de forma participativa e condizente com suas necessidades humanas, culturais e sociais;
  • ofertar educação voltada para a especificidades da população do campo, levando em conta o modo de vida, sua identidade, sua estreita relação com a terra, seus costumes, valores e tradições.

 

Educação Especial

  • acompanhar e supervisionar, por protocolo, a implantação e o funcionamento do Atendimento Pedagógico Domiciliar nas instituições de ensino de sua região;
  • realizar a visita/entrevista com os responsáveis para solicitar a abertura do SAREH;
  • promover reuniões periódicas entre os(as) pedagogos(as) e professores(as) que atuam no Atendimento Pedagógico Domiciliar SAREH, para troca de experiências, subsidiando novas ações;
  • orientar e supervisionar como deve ser a Organização do Trabalho Pedagógico Domiciliar nas instituições de ensino onde há estudante atendido(a);
  • articular ações e informações entre o DEIN/SEED, os(as) pedagogos(as) e os(as) professores(as) que atuam nas instituições de ensino com estudantes SAREH;
  • intermediar, junto ao NRHS do NRE, as questões pertinentes à disponibilidade de horário de suprimento/cancelamento dos(as) pedagogos(as) e professores(as) do Atendimento Pedagógico Domiciliar - SAREH, no sentido da organização do trabalho pedagógico;
  • atualizar periodicamente o banco de dados sobre o Atendimento Pedagógico Domiciliar SAREH;
  • orientar as equipes gestoras, quanto à abertura, à organização e ao acompanhamento das Salas de Recursos Multifuncionais;
  • analisar as solicitações de abertura, ampliação e cessação das Salas de Recursos seguindo os critérios estabelecidos nesta Instrução, e emitir parecer técnico;
  • orientar a equipe gestora para o acompanhamento pedagógico ao professor especialista da Sala de Recursos Multifuncionais;
  • acompanhar os resultados do desempenho escolar dos estudantes do AEE;
  • monitorar, acompanhar e orientar quanto aos registros e documentos do AEE, postagem e repostagem do Plano de AEE no SERE Pedagógico;
  • realizar visitas a cada período letivo nas instituições de ensino para acompanhar e orientar quanto ao AEE;
  • realizar formações pedagógicas com professores e pedagogos;
  • orientar as equipes gestoras, quanto à abertura, à organização e ao acompanhamento das turmas de AEE-I;
  • orientar a equipe gestora para o acompanhamento pedagógico ao professor especialista do AEE-I;
  • acompanhar os resultados do desempenho escolar dos estudantes do AEE-I;
  • monitorar, acompanhar e orientar quanto aos registros e documentos do AEE-I;
  • realizar visitas periódicas nas escolas, em colaboração com o técnico responsável pela Educação em Tempo Integral, para acompanhar e orientar quanto ao AEE-I;
  • realizar formações pedagógicas com professores e pedagogos;
  • orientar as equipes gestoras, quanto à abertura, à organização e ao acompanhamento dos Professores;
  • analisar as solicitações de abertura, ampliação e cessação das demandas seguindo os critérios estabelecidos nesta Instrução, e emitir parecer técnico;
  • realizar visita in loco para avaliação da necessidade da oferta do serviço, do trabalho desenvolvido de adequação curricular e em sala de recursos;
  • orientar a equipe gestora para o acompanhamento pedagógico ao professor de apoio especialista;
  • acompanhar os resultados do desempenho escolar dos estudantes atendidos;
  • monitorar, acompanhar e orientar quanto aos registros e documentos do AEE, e repostagem do Plano de AEE no SERE Pedagógico;
  • realizar visitas a cada período letivo nas instituições de ensino para acompanhar e orientar quanto ao AEE;
  • realizar formações pedagógicas com professores e pedagogos;
  • orientar as equipes gestoras, quanto à abertura de demanda, à organização e ao acompanhamento dos estudantes nas turmas de AEE-I ou Sala de Recursos;
  • orientar a equipe gestora para o acompanhamento pedagógico ao professor especialista;
  • acompanhar os resultados do desempenho escolar dos estudantes, do suporte de complementação do professor especialista e dos professores dos componentes curriculares;
  • monitorar, acompanhar e orientar quanto aos registros e documentos do serviço;
  • realizar visitas periódicas nas escolas, em colaboração com o técnico responsável pela Escola, para acompanhar e orientar quanto à demanda e ao AEE;
  • realizar formações Pedagógicas com professores e pedagogos;
  • orientar e monitorar a aplicação do Protocolo de Identificação de Indicativos de AHSD nas escolas pertencentes ao NRE;
  • orientar as equipes gestoras, quanto à abertura, à organização e ao acompanhamento dos Professores;
  • analisar as solicitações de abertura, ampliação e cessação das demandas seguindo os critérios estabelecidos nesta Instrução, e emitir parecer técnico;
  • realizar visita in loco para avaliação da necessidade da oferta do serviço, do trabalho desenvolvido de adequação curricular e em sala de recursos.
  • orientar a equipe gestora para o acompanhamento pedagógico ao professor de apoio especialista;
  • acompanhar os resultados do desempenho escolar dos estudantes atendidos;
  • monitorar, acompanhar e orientar quanto aos registros e documentos do AEE, postagem e repostagem do Plano de AEE no SERE Pedagógico;
  • realizar visitas a cada período letivo nas instituições de ensino para acompanhar e orientar quanto ao AEE;
  • realizar formações pedagógicas com professores e pedagogos;
  • orientar as equipes gestoras, quanto à abertura, à organização e ao acompanhamento das turmas de AEE-I;
  • orientar a equipe gestora para o acompanhamento pedagógico ao professor especialista do AEE-I;
  • acompanhar os resultados do desempenho escolar dos estudantes do AEE-I;
  • monitorar, acompanhar e orientar quanto aos registros e documentos do AEE-I;
  • realizar visitas periódicas nas escolas, em colaboração com o técnico responsável pela Educação em Tempo Integral, para acompanhar e orientar quanto ao AEE-I;
  • realizar formações pedagógicas com professores e pedagogos;
  • orientar, monitorar e articular ações administrativas e pedagógicas conforme a legislação vigente;
  • orientar as equipes gestoras, quanto à abertura, à organização e ao acompanhamento dos estudantes;
  • orientar a equipe gestora para o acompanhamento pedagógico ao profissional especialista;
  • monitorar, acompanhar e orientar quanto às ações pedagógicas;
  • realizar visitas periódicas nas escolas, para acompanhar e orientar quanto ao serviço;
  • realizar formações pedagógicas com professores e pedagogos.

Educação Indígena

  • ofertar a educação escolar indígena nas unidades educacionais inscritas em suas terras e culturas, as quais têm uma realidade singular, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada povo ou comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira;
  • reconhecer a condição de possuidores de normas e ordenamento jurídico próprios, com ensino intercultural e bilíngue, visando à valorização plena das culturas dos povos indígenas e à afirmação e manutenção de sua diversidade étnica.

Educação Profissional

  • realizar o acompanhamento pedagógico às instituições de ensino que ofertam a Educação Profissional (integral, integrado, subsequente e concomitante inter complementar), a fim de desenvolver junto às Equipes Gestoras, o estudo,diagnóstico, análise e construção de estratégias pedagógicas com o objetivo de promover a aprendizagem dos estudantes, erradicando o abandono e evasão escolar;
  • orientar escolas ao uso e adequação dos materiais disponíveis no LRCO e acompanhar, durante o semestre, o desenvolvimento das ações previstas;
  • ofertar cursos técnicos gratuitos nos diversos eixos tecnológicos, com carga horária mínima de 800 horas: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

 


Educação de Jovens e Adultos - EJA

  • realizar o acompanhamento quinzenal no CEEBJA e Escolas de EJA;
  • acompanhar a Frequência (BI);
  • instruir e acompanhar a formação e abertura de turmas (presencial e EAD);
  • orientar quanto aos exames on-line da EJA e ENCCEJA;
  • dar suporte pedagógico quanto aos alunos internados e/ou egressos da medida socioeducativa;
  • participar de formações designadas pela coordenação CEJA;
  • repassar informações vindas da Coordenação;
  • monitorar quanto a entrega de documentos dentro do prazo estabelecido pela CEJA.

 

 

 


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