Carta de Serviços - Modalidades
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Competências das Modalidades:
Educação do Campo
- ofertar educação de qualidade aos sujeitos do campo, no lugar onde vivem, de forma participativa e condizente com suas necessidades humanas, culturais e sociais;
- ofertar educação voltada para a especificidades da população do campo, levando em conta o modo de vida, sua identidade, sua estreita relação com a terra, seus costumes, valores e tradições.
Educação Especial
- acompanhar e supervisionar, por protocolo, a implantação e o funcionamento do Atendimento Pedagógico Domiciliar nas instituições de ensino de sua região;
- realizar a visita/entrevista com os responsáveis para solicitar a abertura do SAREH;
- promover reuniões periódicas entre os(as) pedagogos(as) e professores(as) que atuam no Atendimento Pedagógico Domiciliar SAREH, para troca de experiências, subsidiando novas ações;
- orientar e supervisionar como deve ser a Organização do Trabalho Pedagógico Domiciliar nas instituições de ensino onde há estudante atendido(a);
- articular ações e informações entre o DEIN/SEED, os(as) pedagogos(as) e os(as) professores(as) que atuam nas instituições de ensino com estudantes SAREH;
- intermediar, junto ao NRHS do NRE, as questões pertinentes à disponibilidade de horário de suprimento/cancelamento dos(as) pedagogos(as) e professores(as) do Atendimento Pedagógico Domiciliar - SAREH, no sentido da organização do trabalho pedagógico;
- atualizar periodicamente o banco de dados sobre o Atendimento Pedagógico Domiciliar SAREH;
- orientar as equipes gestoras, quanto à abertura, à organização e ao acompanhamento das Salas de Recursos Multifuncionais;
- analisar as solicitações de abertura, ampliação e cessação das Salas de Recursos seguindo os critérios estabelecidos nesta Instrução, e emitir parecer técnico;
- orientar a equipe gestora para o acompanhamento pedagógico ao professor especialista da Sala de Recursos Multifuncionais;
- acompanhar os resultados do desempenho escolar dos estudantes do AEE;
- monitorar, acompanhar e orientar quanto aos registros e documentos do AEE, postagem e repostagem do Plano de AEE no SERE Pedagógico;
- realizar visitas a cada período letivo nas instituições de ensino para acompanhar e orientar quanto ao AEE;
- realizar formações pedagógicas com professores e pedagogos;
- orientar as equipes gestoras, quanto à abertura, à organização e ao acompanhamento das turmas de AEE-I;
- orientar a equipe gestora para o acompanhamento pedagógico ao professor especialista do AEE-I;
- acompanhar os resultados do desempenho escolar dos estudantes do AEE-I;
- monitorar, acompanhar e orientar quanto aos registros e documentos do AEE-I;
- realizar visitas periódicas nas escolas, em colaboração com o técnico responsável pela Educação em Tempo Integral, para acompanhar e orientar quanto ao AEE-I;
- realizar formações pedagógicas com professores e pedagogos;
- orientar as equipes gestoras, quanto à abertura, à organização e ao acompanhamento dos Professores;
- analisar as solicitações de abertura, ampliação e cessação das demandas seguindo os critérios estabelecidos nesta Instrução, e emitir parecer técnico;
- realizar visita in loco para avaliação da necessidade da oferta do serviço, do trabalho desenvolvido de adequação curricular e em sala de recursos;
- orientar a equipe gestora para o acompanhamento pedagógico ao professor de apoio especialista;
- acompanhar os resultados do desempenho escolar dos estudantes atendidos;
- monitorar, acompanhar e orientar quanto aos registros e documentos do AEE, e repostagem do Plano de AEE no SERE Pedagógico;
- realizar visitas a cada período letivo nas instituições de ensino para acompanhar e orientar quanto ao AEE;
- realizar formações pedagógicas com professores e pedagogos;
- orientar as equipes gestoras, quanto à abertura de demanda, à organização e ao acompanhamento dos estudantes nas turmas de AEE-I ou Sala de Recursos;
- orientar a equipe gestora para o acompanhamento pedagógico ao professor especialista;
- acompanhar os resultados do desempenho escolar dos estudantes, do suporte de complementação do professor especialista e dos professores dos componentes curriculares;
- monitorar, acompanhar e orientar quanto aos registros e documentos do serviço;
- realizar visitas periódicas nas escolas, em colaboração com o técnico responsável pela Escola, para acompanhar e orientar quanto à demanda e ao AEE;
- realizar formações Pedagógicas com professores e pedagogos;
- orientar e monitorar a aplicação do Protocolo de Identificação de Indicativos de AHSD nas escolas pertencentes ao NRE;
- orientar as equipes gestoras, quanto à abertura, à organização e ao acompanhamento dos Professores;
- analisar as solicitações de abertura, ampliação e cessação das demandas seguindo os critérios estabelecidos nesta Instrução, e emitir parecer técnico;
- realizar visita in loco para avaliação da necessidade da oferta do serviço, do trabalho desenvolvido de adequação curricular e em sala de recursos.
- orientar a equipe gestora para o acompanhamento pedagógico ao professor de apoio especialista;
- acompanhar os resultados do desempenho escolar dos estudantes atendidos;
- monitorar, acompanhar e orientar quanto aos registros e documentos do AEE, postagem e repostagem do Plano de AEE no SERE Pedagógico;
- realizar visitas a cada período letivo nas instituições de ensino para acompanhar e orientar quanto ao AEE;
- realizar formações pedagógicas com professores e pedagogos;
- orientar as equipes gestoras, quanto à abertura, à organização e ao acompanhamento das turmas de AEE-I;
- orientar a equipe gestora para o acompanhamento pedagógico ao professor especialista do AEE-I;
- acompanhar os resultados do desempenho escolar dos estudantes do AEE-I;
- monitorar, acompanhar e orientar quanto aos registros e documentos do AEE-I;
- realizar visitas periódicas nas escolas, em colaboração com o técnico responsável pela Educação em Tempo Integral, para acompanhar e orientar quanto ao AEE-I;
- realizar formações pedagógicas com professores e pedagogos;
- orientar, monitorar e articular ações administrativas e pedagógicas conforme a legislação vigente;
- orientar as equipes gestoras, quanto à abertura, à organização e ao acompanhamento dos estudantes;
- orientar a equipe gestora para o acompanhamento pedagógico ao profissional especialista;
- monitorar, acompanhar e orientar quanto às ações pedagógicas;
- realizar visitas periódicas nas escolas, para acompanhar e orientar quanto ao serviço;
- realizar formações pedagógicas com professores e pedagogos.
Educação Indígena
- ofertar a educação escolar indígena nas unidades educacionais inscritas em suas terras e culturas, as quais têm uma realidade singular, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada povo ou comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira;
- reconhecer a condição de possuidores de normas e ordenamento jurídico próprios, com ensino intercultural e bilíngue, visando à valorização plena das culturas dos povos indígenas e à afirmação e manutenção de sua diversidade étnica.
Educação Profissional
- realizar o acompanhamento pedagógico às instituições de ensino que ofertam a Educação Profissional (integral, integrado, subsequente e concomitante inter complementar), a fim de desenvolver junto às Equipes Gestoras, o estudo,diagnóstico, análise e construção de estratégias pedagógicas com o objetivo de promover a aprendizagem dos estudantes, erradicando o abandono e evasão escolar;
- orientar escolas ao uso e adequação dos materiais disponíveis no LRCO e acompanhar, durante o semestre, o desenvolvimento das ações previstas;
- ofertar cursos técnicos gratuitos nos diversos eixos tecnológicos, com carga horária mínima de 800 horas: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer.
Educação de Jovens e Adultos - EJA
- realizar o acompanhamento quinzenal no CEEBJA e Escolas de EJA;
- acompanhar a Frequência (BI);
- instruir e acompanhar a formação e abertura de turmas (presencial e EAD);
- orientar quanto aos exames on-line da EJA e ENCCEJA;
- dar suporte pedagógico quanto aos alunos internados e/ou egressos da medida socioeducativa;
- participar de formações designadas pela coordenação CEJA;
- repassar informações vindas da Coordenação;
- monitorar quanto a entrega de documentos dentro do prazo estabelecido pela CEJA.
De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h
(43) 3520-5128 Ramal: 5151
Av. Minas Gerais, n.º 435, Centro - Cornélio Procópio


