Carta de Serviços - Programas
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Competências dos Programas:
Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo - AETE
- definir juntamente com o chefe do NRE, o município sede da sua Fase Regional;
- reunir com Prefeitos e gestores do esporte e da educação do município sede;
- reunir com os Diretores (as) e Professores de Educação de Educação Física, para orientações;
- fazer levantamento, juntamente com o técnico de edificações do NRE das necessidades de pequenas reformas (adequações) nos estabelecimentos de ensino da rede estadual que servirão de alojamento;
- definir juntamente com o gestor de esporte municipal, os locais de competição, atendimento médico, local de hospedagem da equipe de arbitragem, alojamento das delegações e indicação de local para refeitório;
- divulgar do Regulamento do JEPS e JEPS Bom de Bola para todas as escolas;
- reunir com dirigentes esportivos dos município sede para exposição do manual de competência do município sede dos Jogos Escolares do Paraná e assinatura do termo de compromisso;
- fazer todo o planejamento logístico: alimentação, transporte, alojamento, arbitragem e estrutura técnica da competição;
- acompanhar e dar suporte para todas as delegações do Núcleo de Educação durante a realização dos Jogos Escolares do Paraná;
- dirigir o evento na Fase Regional e Macrorregional;
- direcionar e acompanhar todos os acontecimentos durante a realização das etapas;
- cumprir e fazer cumprir as presentes disposições legais, bem como as orientações definidas pela Secretaria de Estado da Educação;
- sistematizar as informações sobre o planejamento de demandas solicitadas pelas instituições de ensino e encaminhá-lo ao Departamento de Programas para a Educação Básica - DPEB, atendendo os prazos definidos pela Seed;
- articular relações intersetoriais entre as equipes dos NRE, Seed e/ou outros órgãos, para o tratamento das questões referentes à sistema, demanda, suprimento, registro escolar, e outras que se fizerem necessárias para o funcionamento das atividades do Programa AETE;
- planejar e definir, junto com as instituições de ensino, a oferta do Programa, respeitando os critérios preestabelecidos;
- orientar a instituição de ensino quanto à distribuição de aulas das atividades do Programa AETE conforme a Instrução, e em consonância com a Resolução de Distribuição de Aulas vigente;
- orientar a instituição de ensino sobre a distribuição de aulas do AETE, conforme experiência docente e disponibilidade para os Jogos Escolares e/ou treinamento esportivo, em consonância com a Resolução de Distribuição de Aulas vigente;
- promover reuniões com a direção, a equipe pedagógica e os professores das Atividades de Ampliação de Jornada AETE, objetivando orientá-los sobre os aspectos pedagógicos e legais do Programa;
- orientar a elaboração do PTD e/ou Plano de Periodização de Treinamento das atividades dos Programas em consonância com o Caderno Pedagógico dos Programas para Educação Básica e Projeto Político-Pedagógico;
- analisar com a direção, equipe pedagógica e professor(es) da atividade, as situações que requer atenção, para a proposição de ações de superação dos desafios identificados;
- monitorar, continuamente, as matrículas dos estudantes nas atividades do Programa, para que esteja em consonância ao determinado na Instrução vigente, garantindo a frequência mínima de 90% da turma, a partir da data da matrícula até o final do ano letivo vigente;
- orientar a instituição de ensino quanto à substituição de estudantes nas atividades do Programa, quando houver abandono/desistência, para garantir o número mínimo de estudantes por turma, previsto na vigente Instrução;
- comunicar o Departamento de Programas para a Educação Básica - DPEB, por meio de registros (relatórios, planilhas, e-mail, protocolos), os pontos de atenção para solucionar as questões específicas apresentadas pelo NRE/instituições de ensino no decorrer do ano;
- apoiar ações que favoreçam trocas de experiências (conforme calendário do NRE) e aprimoramento da formação dos estudantes e professores, bem como a divulgação dos resultados exitosos;
- solicitar a substituição do docente e/ou cancelamento da turma, caso identifique irregularidades e/ou o não cumprimento do desenvolvimento da atividade do Programa, conforme definições da Instrução vigente;
- organizar uma competição por ano, envolvendo todos os estabelecimentos de ensino que fazem parte do Programa AETE – JOGOS AETE.
Centro de Línguas Estrangeiras Modernas - Celem
- propiciar o CELEM ao espaço pedagógico para o ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM), Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) e Língua Brasileira de Sinais (Libras), com funcionamento nas instituições de ensino da rede pública estadual de ensino com funcionamento em contraturno;
- Cabe ao Técnico Pedagógico do NRE:
- cumprir e fazer cumprir as disposições legais bem como as orientações definidas pela Seed;
- orientar as instituições de ensino quanto aos procedimentos para a implantação, o encerramento, a adequação de demandas e o funcionamento dos cursos, em conformidade com as orientações da CPE/DPEB/DEDUC/Seed;
- integrar a comissão verificadora, designada por ato administrativo da Chefia do NRE, para proceder à verificação in loco, no caso de abertura de cursos novos, responsabilizando-se pelo parecer a ser emitido sobre as condições de funcionamento para o curso na instituição de ensino;
- orientar a elaboração das Propostas Pedagógicas Curriculares e dos Planos de Trabalho Docente, acompanhando, quando possível, sua efetivação por meio de reuniões periódicas na hora-atividade concentrada;
- orientar e acompanhar o trabalho das equipes pedagógicas da instituição de ensino, no que se refere às práticas desenvolvidas pelos professores, seus registros e hora-atividade;
- analisar com a direção da instituição de ensino, equipe pedagógica e professor(es) do(s) curso(s) as situações de evasão, repetência e outras relacionadas ao ensino e à aprendizagem para a proposição de ações de superação de quadros críticos;
- orientar e supervisionar a aplicação do Teste de Classificação pelos professores do CELEM, em conformidade com Orientações específicas expedidas pela CPE/DPEB/DEDUC/Seed;
- orientar o preenchimento de formulários e outros instrumentos relativos ao CELEM, certificando-se de sua correção, analisando-os e emitindo parecer para o encaminhamento à Seed;
- encaminhar à CPE/DPEB/DEDUC/Seed a relação dos concluintes do curso de PFOL para emissão da certificação;
- realizar auditoria administrativa e pedagógica nos cursos, quando determinado pela Seed, podendo realizar o encerramento ou junção de turmas que tiverem número de estudantes abaixo do definido por esta Instrução, conforme disposto nos subitens 8.1 e 8.2 da legislação CELEM;
- orientar a elaboração do calendário escolar e o horário de funcionamento dos cursos;
- orientar a elaboração de projetos para eventos do CELEM, como feiras, festivais culturais, aulas de campo, entre outros, de modo que proporcionem o intercâmbio entre povos, comunidade e estudantes, assegurem a divulgação das línguas e culturas estudadas, e estejam em consonância com o Projeto Político-Pedagógico da instituição de ensino e Proposta Pedagógica Curricular do curso;
- manter atualizado o fluxo de informações entre CPE/DPEB/DEDUC/Seed, NRE e a instituição de ensino que oferta os cursos;
- sistematizar em uma planilha as informações sobre o planejamento de turmas solicitadas pelas instituições de ensino e encaminhá-la à CPE/DPEB/DEDUC/Seed, dentro do prazo definido;
- articular-se com os setores responsáveis no NRE para tratamento de questões referentes ao CELEM, no que diz respeito à demanda, matrícula, distribuição de aulas, ao registro escolar e outras;
- manter o Google Classroom atualizado para acesso de professores e pedagogos aos materiais e informações disponibilizados de forma oficial;
- manter contato constante com a equipe pedagógica dos estabelecimentos, professores através dos instrumentos de comunicação e realizar visitas para orientação técnica e pedagógica;
- manter contato constante com os setores do NRE envolvidos com os trâmites referentes ao CELEM: SERE, RH, LOGÍSTICA, TUTORIA.
Ganhando o Mundo Estudantes
- acompanhar e divulgar nas escolas os editais de seleção e convocação para o Programa Ganhando o Mundo;
- analisar os recursos do processo seletivo;
- receber toda a documentação dos estudantes convocados, digitalizar e enviar para a Seed;
- armazenar os documentos no NRE;
- visitar e orientar os estudantes sobre o que é e como se dá um intercâmbio;
- acompanhar todas as orientações da agência contratada para realização do intercâmbio da Seed sobre emissão dos passaportes, vistos, e demais procedimentos necessários para o intercâmbio desde o início até o embarque para o exterior;
- receber e prestar contas da bolsa-auxílio dos estudantes, quando há eventos do Ganhando o Mundo. Acompanhar os estudantes nas viagens para emissão de vistos, passaportes e nos eventos da Seed. Quando necessário, fazer interlocução com os familiares e dar suporte aos intercambistas durante todo o processo.
Aluno Monitor
- orientar a Equipe Gestora seguir a Instrução Normativa Nº 004/2024 – DEDUC/SEED;
- orientar sobre o Tutorial de frequência do aluno Monitor;
- acompanhar o funcionamento dos monitores de cada instituição;
- acompanhar, por meio das ferramentas disponíveis, a quantidade de estudantes matriculados nas turmas, bem como sua frequência, contatando o gestor para os devidos encaminhamentos, quando identificar incoerências nesses dados.
- incentivar os alunos a participarem do programa.
Mais Aprendizagem - PMA
- acompanhar os professores das turmas do Programa Mais Aprendizagem, presencialmente ou via Educatron, contemplandoos três momentos da Observação em sala de aula: a) Acompanhamento do professor em hora-atividade, para planejamento da aula, com indicação preferencial do uso do LRCO+ ou Plataforma Khan Academy, metodologia e recursos a serem utilizados;
- b) Observação em sala de aula, sem interferência ou sugestão neste momento; e c) Realizar em uma semana, no máximo, presencialmente ou por Meet, de forma individual, o Feedback Formativo, trazendo sugestões para complementação e/ou melhoria da aula observada;
- registrar nos relatórios mensais os acompanhamentos realizados nas instituições de ensino;
- acompanhar, por meio das ferramentas disponíveis, a quantidade de estudantes matriculados nas turmas, bem como sua frequência, contatando o gestor para os devidos encaminhamentos, quando identificar incoerências nesses dados;
- acompanhar o funcionamento das turmas do PMA, ao longo do ano letivo, propondo ações para melhoria;
- acompanhar os resultados de desempenho escolar e o remanejamento dos estudantes e, quando necessário, efetivar o remanejamento da demanda entre as instituições de ensino do NRE;
Recursos Educacionais Digitais
- fomentar, Projetos escolares com Educação Financeira integrada a diferentes componentes curriculares, para os nove anos do Ensino Fundamental;
- acompanhar a Formação on-line para professores, visando a implementação do Aprender Valor em sala de aula;
- estabelecer a Formação on-line para gestores, com ênfase na gestão da aprendizagem, no trabalho colaborativo e na implementação de projetos escolares com Educação Financeira;
- oportunizar para que diretores e professores se apropriem de conhecimentos e formas de melhorar a gestão de seus recursos financeiros, com orientações práticas sobre temas como planejamento financeiro, aumento dos níveis de poupança,
- aposentadoria e melhoria de investimentos financeiros.
- estimular para que os estudantes desenvolvam competências e habilidades de Educação Financeira, que são essenciais para a vida adulta, tornando os conteúdos curriculares mais interessantes, a partir de aulas práticas e de acordo com cada ano de escolaridade do Ensino Fundamental;
- reconhecer o engajamento e os bons resultados alcançados pelas escolas participantes;
- estabelecer a Avaliação em duas etapas para os 3º, 5º, 7º e 9º do Ensino Fundamental, sendo inicial para verificação dos conhecimentos iniciais dos estudantes e final, para verificação dos resultados após o trabalho pedagógico com os estudantes;
- divulgar os resultados das avaliações mediante inserção de dados das avaliações no sistema CAED pelos estabelecimentos de ensino;
Aprender Valor
- avaliação de saída dos estudantes através do sistema;
- orientar que o Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras (1º ao 9º ano);
- financiado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Programa vem sendo implementado desde o início de 2020, oferecendo: abordar o tema Educação Financeira como propõe a BNCC.
- estabelecer Orientação técnica para utilização do sistema CAD/BC/Aprender Valor;
- manter contato constante com a Coordenação Estadual do Programa JOVEM SENADOR e participar das ações, reuniões em grupos de Whatsapp e email para atualização de informações e orientações gerais;
- conhecer a legislação, orientações, materiais de divulgação que norteiam o Programa;
- orientar sobre a Adesão das redes e das escolas, Cadastro de profissionais, Cadastro e enturmação de estudantes, Liberação da formação para gestores e professores de escolas sorteadas, Avaliação de entrada dos estudantes, Aplicação dos projetos escolares, pelos professores, nas turmas;
- divulgação do Programa aos estabelecimentos de Ensino aos Estabelecimentos de Ensino e Secretarias Municipais jurisdicionados ao NRE, sensibilizando-os para a importância de oportunizar aos estudantes atividades capazes de articular
- habilidades relacionadas ao planejamento do uso dos recursos, à poupança ativa e ao uso responsável do crédito com conteúdos e habilidades de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas previstas na BNCC, de modo transversal e integrado.
Educação Financeira
- apropriar de um programa idealizado e realizado pelo Governo do Paraná e que desde 2021 foi incluído como componente curricular na matriz;
- objetivar a ajudar os jovens a organizar a finanças e a contribuir com o planejamento do orçamento familiar e o desenvolvimento de competências necessárias para o uso consciente do dinheiro, do gerenciamento e planejamento financeiro;
- no Ensino Fundamental - Anos Finais, a Matriz Curricular apresenta a Educação Financeira como uma Unidade Curricular obrigatória para as instituições de ensino da Educação em Tempo Integral, e nas demais instituições, como um objeto do
- conhecimento abordado pelo componente curricular de Matemática;
- no Ensino Médio, a Matriz Curricular apresenta a Educação Financeira como uma Unidade Curricular obrigatória para as três séries, em todas as ofertas e modalidades de ensino.
Educação para a Paz no Trânsito
- orientar sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi criado em 2018, pela Lei nº 13.614, para orientar os gestores de trânsito do nosso país a implementarem ações com o objetivo de reduzir mortes e lesões no trânsito, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU);
- elaborar, planejar, coordenar, supervisionar e promover a realização da Proposta de Implementação de ações direcionadas ao trânsito, de forma inter e transdisciplinar;
- mapear, classificar e difundir as boas práticas já executadas nas instituições de ensino, no âmbito da Educação para o Trânsito;
- organizar os planos de trabalho das equipes nos NRE e instituições de ensino da rede pública estadual de educação;
- sistematizar a elaboração de cursos, palestras, seminários e demais eventos para a formação continuada dos professores da Rede Pública Estadual do Paraná;
- participar de todas as atividades organizadas pela Coordenação da demanda Seed e outras que se apresentarem.
Programa Jovens Embaixadores (JE)
- demonstrar que o JE é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América;
- promover o Programa JE que é um intercâmbio, de curta duração nos Estados Unidos, para estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública;
- orientar como será o programa que durante 15 dias, com os custos pagos pelo governo norte-americano, inclui oficinas sobre liderança e empreendedorismo, serão realizadas reuniões com representantes do governo norte-americano, visita à escolas e projetos de empreendedorismo social em Washington D.C. e em outra cidade a ser definida;
- esclarecer que para participar do Programa Jovens Embaixadores, os candidatos devem possuir todos os pré-requisitos: ter nacionalidade brasileira; ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa;
- cursar o ensino médio na rede pública brasileira; é preciso estar cursando ao menos a 1ª série do Ensino Médio; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;
- jamais ter viajado para os Estados Unidos; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar;
- ter perfil de liderança e iniciativa; ser uma pessoa comunicativa; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
- possuir engajamento ativo em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses;
- intensificar que as inscrições sejam feitas diretamente no site do JE;
- divulgar o Programa às escolas jurisdicionadas ao NRE/CP;
- incentivar as escolas a oportunizar aos estudantes a participação nesse programa;
- orientar e informar acessos ao sistema para inscrição, informações, etc. E outras que se apresentarem a cada nova edição.
Geração Atitude
- informar que o Geração Atitude é um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, Ministério Público do Paraná, Assembleia Legislativa do Paraná, Tribunal de Justiça do Paraná e Governo do Estado;
- demonstrar que o Geração Atitude está presente nas escolas públicas de ensino médio, localizadas nos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná;
- as ações do projeto buscam despertar o interesse dos jovens para temas como: cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo;
- demonstrar que o Geração na Escola: é formado por professores, assessores legislativos, promotores e juízes que, em conjunto com as equipes pedagógicas das escolas, desenvolvem palestras e debates;
- Aos professores cabe trabalhar o conteúdo do Guia do Cidadão com os alunos e aos promotores, juízes e assessores realizar palestras nas escolas;
- demonstrar que o Caravana da Cidadania: é um concurso que seleciona as melhores propostas de Projetos de Lei, apresentadas por estudantes e orientadas por professores.
De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h
(43) 3520-xxxx
Av. Minas Gerais, n.º 435, Centro - Cornélio Procópio


